Aplicação do fotorrealismo preciso de pequenos monumentos utilizando Fotogrametria Digital a curta distância com câmera de smartphone

Deniezio dos Santos Gomes, Francisco Jaime Bezerra Mendonça, Lismariane da Silva Cardoso, Mariana Sarah Suica Torres, Tiago Fernando de Holanda

Resumo


A Fotogrametria possui ferramentas relevantes para obtenção de formas e dimensões, uma de suas aplicações está relacionada ao levantamento de monumentos históricos que são registros indispensáveis para o estudo da história do passado, pois imortalizam fatos que tiveram grande importância em outras épocas. Com base nisso, o presente artigo objetiva analisar, a partir dos resultados extraídos de um modelo fotorrealista 3D, a possibilidade de se empregar imagens obtidas utilizando uma câmera digital integrada de um smartphone na documentação de pequenos monumentos. Para isso, foi tomado como objeto de estudo um busto, do qual foram registradas fotografias realizando a cobertura total do monumento e também foram feitas as medições com trena de algumas feições deste busto. Na etapa seguinte, foram realizados, com o uso do software Contextcapture, todos os processamentos necessários para obtenção do modelo fotorrealista 3D. Por fim gerou-se um relatório com resultados como propriedades e estatísticas da aerotriangulação e parâmetros de calibração da câmera. Com o modelo gerado foram comparadas as distâncias mensuradas neste com as distâncias mensuradas no busto físico com o uso da trena. As discrepâncias encontradas foram satisfatórias, não ultrapassando dois milímetros. Conclui-se que é viável a utilização de câmeras de smartphone para documentação de pequenos monumentos, facilitando a realização desta operação que possui suma importância na história da sociedade.

DOI

Palavras-chave


Fotogrametria Digital; Pequeno Monumento, Fotorrealismo

Texto completo:

PDF (Português)

Referências


Amorim, A. L., Moreira, D. C. (2007). Técnicas de Reconstituição e de Restituição Digital de Fachadas em Edificações Históricas: Estudo de Caso. Revista Brasileira de Arqueometria, Restauração e Conservação, v. 1, n. 4, p.143-148.

Andrade, H. J. L. F., Schuler, C. A. B. (2011, abril). Reconstrução Tridimensional de Formas Arquitetônicas Através da Fotogrametria Terrestre Digital. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Curitiba, PR, Brasil, 7.

Coelho, L., Brito, J. N. (2007) Fotogrametria Digital. Rio de Janeiro: EdUERJ. 196p.

Device Specificantions. (s.d.) Xiaomi Mi 5 Standard Edtion - Specifications. [S.l.]. Disponível em: https://www.devicespecifications.com/en/model/e1d53a6c. Acesso em: 16/10/2019.

Groetelaars, N. J. (2004). Um estudo da Fotogrametria Digital na documentação de formas

arquitetônicas e urbanas. Dissertação de mestrado, Mestrado em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 257p, Brasil.

Kugler, A. (2008). Aerotriangulação Digital. [S.l.]. Disponível em: https://esteio.com.br/downloads/2008/aerotriangulacao_digital.pdf. Acesso em: 20/10/2019.

Mikhail, E.M., Bethel, J. S., & McGlone, J. C. (2001). Introduction to Modern Photogrammetry. New York: Wiley, 496p.

Schuler, C. A. B., Silva, A. N., Patriota, R. C., Nascimento, R. K. O., Weber, E. (2018, novembro). Fotografias de pequeno formato na reconstrução 3D precisa de pequenos monumentos. Anais do VII Simpósio Brasileiro de Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação, Recife, PE, Brasil, 7.

Westphal, F. S. (1999). A Fotogrametria Arquitetural Digital como ferramenta ao planejamento urbano. 1999. Dissertação de mestrado, Mestrado em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 116 p, Brasil.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista Brasileira de Sensoriamento Remoto | ISSN: 2675-5491

CC-BY 4.0 Revista sob Licença Creative Commons
Language/Idioma
02bandeira-eua01bandeira-ingla
03bandeira-spn